NEWSLETTER
 
histórico
Criada em 2005, em sintonia com a missão do Centro Cultural Cartola, a Orquestra de Violinos Cartola Petrobras tem constante participação em eventos promovidos por diversas instituições no Rio de Janeiro e em todo Brasil, realizando em média 30 apresentações a cada ano e sempre tendo por principal atributo a viabilização democrática do acesso à música de qualidade.

De início, o projeto apenas oferecia o prática do violino e da musicalização para um pequeno grupo de crianças. Foi uma fase de consolidação ao mesmo tempo difícil e importante, pois a ideia de se criar uma orquestra de cordas em uma das comunidades de mais profunda identidade e tradição do samba carioca era uma ousada experiência.

Entretanto, logo se constatou a empatia e a alegria geradas pela possibilidade de se ter mais um meio de expressão e de demonstração do próprio patrimônio deixado por Mestre Cartola e outros, cuja qualidade e imenso valor não se restringem a formas estritas, mas se inserem no que há de melhor e mais expressivo na arte brasileira.

Desde 2009, a Orquestra de Violinos vem passando por um forte processo de renovação e de ampliação, processo este movido, sobretudo, pela consolidação de seu programa de trabalho e convergindo para a orientação geral do Centro Cultural Cartola de buscar alternativas de profissionalização e de geração de renda para os jovens da Mangueira. Ao mesmo tempo, tal processo implica investimentos no aprofundamento da qualidade e da técnica, estabelecendo metas que aumentam o impacto positivo do projeto junto à comunidade.

 

 


REDES SOCIAIS